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Água Branca


 

Relatório
Projeto Diagnóstico AABB

 



  AABB: Água Branca     UF: PI




  I – CONTATOS


  Presidente: Mário Lúcio Carvalho de Sousa





  Mandato: 23/06/2005 a 23/06/2007
  Fone AABB : (86)3282-1608
  E-mail Corporativo : [email protected]
  Fone BB: (86)3282-1171
  E-mail da Agência : [email protected]
  Fone Res / Cel: (89) 3282-2140 / (86)9991-8694




  II – PATRIMÔNIO



Área total da AABB: 9.200m²;
Área construída: 2.641m²;
Proteção do terreno: Muro;
População da cidade: estimada de 16.000 habitantes;
Principais instalações: poço, luz elétrica, sede social, salão de festas com área de 360,9m², 1 bar/lanchonete, 1 piscina semi-olímpica, toboágua, 1 quadra poliesportiva, quadra de areia, 1 campo de futebol soçaite.

Apontamentos:
As instalações, no geral, estão em bom estado de conservação. Identificamos a necessidade de instalar motor bomba na piscina, cobrir a sede social, colocar alambrado no campo soçaite e reformar o piso da quadra poliesportiva.

Recomendações:
Fazer constar no planejamento a possibilidade de:
– Realizar os investimentos acima mencionados, visando melhorar o clube;
– Continuar investindo na estrutura da AABB, visando à qualidade no atendimento aos associados e diferenciais em relação ao clube concorrente;
– Realizar, permanentemente, manutenção da sede.

Lembramos que a FENABB dispõe de Programa de Cooperação Financeira, que possibilita o financiamento de investimentos e reformas. O pedido deve ser realizado por meio dos formulários 8 e 8.1, anexando os documentos especificados na Programação FENABB 2007.




  III – QUESTÕES LEGAIS



Apontamentos:
A AABB atende aos seguintes requisitos legais:

– Estatuto;
– Estatuto registrado em cartório;
– Atas de eleições registradas em cartório;
– Diretoria atual constituída;
– Alvará de funcionamento do clube.

Registramos, entretanto, a necessidade de regularizar os seguintes itens:
– Estatuto adequado ao novo Código Civil;
– Regimento Interno;
– Regulamento de Eleições;
– Escritura do Imóvel.

Recomendações:
– Submeter à aprovação da Assembléia Geral, o mais breve possível, o modelo padrão de estatuto adequado ao novo Código Civil, com base em minuta disponível no site da FENABB www.fenabb.org.br e, na seqüência, registrá-lo em cartório, juntamente com a ata da AGE;
– Elaborar Regimento Interno (essa afiliada poderá acessar modelo disponível no site www.fenabb.org.br – seção documentos – área jurídica), submeter à aprovação da Assembléia Geral. Manter em arquivo a ata da AGE que aprovou o documento;
 – Elaborar Regulamento de Eleições (essa afiliada poderá acessar modelo disponível no site da FENABB www.fenabb.org.br – seção documentos – área administrativa) submeter à aprovação da Assembléia Geral. Manter em arquivo a ata da AGE que aprovou o documento;
– Providenciar a Escritura Pública do imóvel no Cartório de Registro de imóveis da cidade.



  IV – ESTRUTURA ADMINISTRATIVA



Apontamentos:
Conselho de Administração
– Presidente;
– Vice-Presidente Administrativo;
– Vice-Presidente de Esportes;
– Vice-Presidente Financeiro;
– Vice-Presidente Social.

Conselho Deliberativo

Conselho Fiscal

– Representante do BB no Conselho Fiscal.

Recomendações:
– Realizar eleições para composição da Diretoria, o mais breve possível, tendo em vista que o mandato da atual encerrou-se em 23/06/2007;
– Procurar articular com a Administração da Agência, uma forma de negociar/ motivar o quadro de funcionários do BB a assumir a gestão da AABB, concedendo um tempo que favoreça o desenvolvimento das atividades da afiliada;
– Promover, com regularidade, encontros e reuniões sobre temas sugeridos pela Diretoria, BB ou associados;
– Favorecer, sempre, a participação e a integração entre todos os que fazem o Sistema, isto é, AABB, BB, funcionários, clientes, associados e os diversos segmentos da comunidade, visando, principalmente, bom relacionamento entre todas as partes envolvidas.

Observação: Com relação à disponibilidade de tempo dos Dirigentes para com a gestão da AABB, a FENABB aguarda manifestação do Banco do Brasil, cujo assunto está sendo tratado de forma conjunta.




  V – ESTRUTURA FUNCIONAL



Apontamentos:
A AABB possui no quadro de funcionários os seguintes profissionais sem registro:
– 01(um) secretário: horista;
– 02(dois) vigias;
– 02(dois) atendentes de bar: diaristas;
– 01(uma) pessoa na função de serviços gerais.

Recomendações:
– Contatar o Jurídico da FENABB, o mais breve possível, para obter orientações sobre a melhor forma de conduzir o processo de regularização dos funcionários sem registro trabalhista, pelo telefone 0800 704 2106 ou email: [email protected];
– Caso haja necessidade, utilizar contrato temporário, conforme a CLT, na alta temporada (essa afiliada poderá acessar modelo no site: www.fenabb.org.br – seção documentos – área jurídica);
– Adotar precauções com relação à contratação de funcionários, utilizando procedimentos legais previstos na CLT, com o objetivo de evitar futuras demandas trabalhistas. A AABB pode valer-se das assessorias jurídica e administrativa disponibilizadas pela FENABB, pelo 0800 704 2106 ou pelo e-mail: fenabb@fenabb.org.br.



  VI – SERVIÇOS TERCEIRIZADOS



Apontamentos:
Serviço sem contrato formalizado:
– Contabilidade.

Recomendações:
– Verificar o vínculo existente na prestação de serviços do contador e regularizar;
– Solicitar das empresas e dos prestadores de serviços, comprovação de que estão recolhendo os encargos sociais e trabalhistas dos seus funcionários, com o objetivo de isentar a afiliada de responder solidariamente por futuras demandas trabalhistas;
– Precaver-se com relação a contratação de serviços, procurando formalizá-los, para evitar problemas futuros. A AABB pode valer-se das assessorias jurídica e administrativa disponibilizadas pela FENABB. Minutas de contratos podem ser encontradas no site da FENABB www.fenabb.org.br – seção documentos – área jurídica. Em seguida, submeter ao jurídico desta Federação que fará análise da adequação do objeto de contrato entre as partes.



  VII – QUADRO ASSOCIATIVO



Apontamentos:
A AABB possui 226 associados, conforme abaixo:

Categoria Quantidade de associados Valor da Mensalidade Qtd. Inadimplentes % Inadimplentes
Associado Comunitário 220 R$ 15,00 48 21,80%
Associado Efetivo 6 R$ 15,00 0 0,0%
Total Geral 226 R$ 3.390,00 48 21,38%

Recomendações:
– Negociar com os associados inadimplentes uma forma de colocar suas mensalidades em dia, com o objetivo de evitar evasão e perda de receitas para o clube;
– Analisar a possibilidade de elevar o valor da mensalidade, levando em conta fatores como a concorrência, os atributos da AABB e a economia local;
– Desenvolver ações com vistas à expansão da base de associados;
– Desenvolver programas de lazer e entretenimento para públicos específicos (infantil, jovens e terceira idade);
– Analisar a possibilidade de elevar o valor da mensalidade, levando em conta fatores como a concorrência, os atributos da AABB e a economia local.



  VIII – CONVÊNIOS



Apontamentos:
– A afiliada, até o momento, não firmou nenhum convênio financeiro.

Recomendações:
– Organizar visitas a empresas, apresentando proposta de parceria que beneficie os associados da AABB;
– Utilizar o BB como instrumento de divulgação dos atrativos da AABB (negociar com a administração da agência);
– Buscar fontes alternativas de recursos para elevar as receitas do clube, avaliando a relação custo/ benefício;
– Com relação aos convênios, alertamos para avaliar as responsabilidades da AABB, bem como para um permanente acompanhamento dos resultados.




  IX – NOVOS ASSOCIADOS



Apontamentos:
– Apresenta possibilidade de prospectar associados junto a segmentos da comunidade: comércio, clientes do BB e prof. liberais. Existe a expectativa de conquistar aproximadamente 221 novos associados.

Recomendações:
– Prospectar associados na própria base de clientes da agência do BB;
– Estudar a possibilidade de divulgar informativo da AABB por meio de mala direta, via internet , ou por meio de rádio, TV e jornal local, conforme as particularidades da praça;
– Identificar junto à comunidade local atividades que sejam atrativas e que possam ser desenvolvidas na AABB, com o propósito de captar novos associados;
– Operacionalizar ações com vistas à conquistas de novos associados, aproveitando as possibilidades existentes;
– Organizar visitas a empresas e órgãos públicos, para que os colaboradores se associem à AABB.

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